Que bom que você esta aqui! Minha proposta é compartilhar assuntos diversos ligados a qualidade de vida.
Agradeço sugestões, criticas, opiniões!

domingo, 2 de maio de 2010

Máquina do tempo.

Filho
Eu sempre penso em você, em tudo que vivemos juntos, e lamento pelos momentos que não tive paciência com suas criancices. Passei a maior parte do tempo trabalhando e pensando no melhor pra você. A maioria do tempo, eu me preocupei com o lado prático das coisas, sempre fazendo cara feia, pois julgava que era assim que eu deveria agir pra me impor e te educar. Sempre evitei esbanjar dinheiro com o supérfluo, pois o pouco que ganhava, achava que deveria priorizar o que eu julgava ser o essencial para garantir teu futuro, ou seja: casa, alimentos de qualidade, roupas boas, cursos, saúde do corpo, dos dentes.
Sabe de uma coisa? Tenho uma idéia! Vamos recomeçar, desde o dia que você nasceu. Então, farei tudo de novo, mas tomando cuidado em fazer o que não fiz antes, como por exemplo: mais lazer, mais divertimento, mais brincadeira, viver mais o presente, e tudo será mais do jeito que você quiser. Mas, EU estou preparada pra isto? Não seria melhor pedir para meus pais também recomeçarem comigo, me dando o que me faltou pra me permitir ser melhor e mais preparada pra vida, pra ser mãe? E meus pais, de onde tirariam mais sabedoria pra isto? Pensando bem, mesmo que tivéssemos diversas chances de voltar no tempo para refazer as coisas, talvez ainda existiria o risco de acertar o que erramos e de errar o que acertamos. Pois, muita coisa boa aconteceu com a gente, também fizemos muitas coisas boas juntos.
O que vamos fazer então? Vamos continuar nossas vidas, claro! Só que agora somos os dois adultos, vamos aproveitar nossas experiências de vida, agora podemos conversar e discutir idéias, trocar pensamentos, opiniões. E se errarmos será tentando acertar, será realmente sem querer. Veja só, eu já vivi quase o dobro que você, e estou aqui me sentindo de igual pra igual, não sei te dizer se dentro de mim mudou muito desde que eu tinha a tua idade. Há, mas, percebo que não sou só eu que me sinto assim, diante de muitos filmes e músicas vejo que existe um único contexto – somos todos frágeis e carentes, por isto estamos sempre inventando líderes. Desde tempos mais remotos, muitos mitos e deuses foram criados, na tentativa de acalantar nossas carências. E ao mesmo tempo, é incrível como negamos isto, negamos às vezes uma mínima demonstração de afeto, temendo parecermos frágeis. E falando em filme, uma frase que ouvi em um deles não sai da minha cabeça: “...pense o que diria o amor...”. Esta frase é a mais sábia e correta que já ouvi. Diante de toda e qualquer situação, o melhor seria agir como se age quando existe amor. Mas, é tão difícil o amor incondicional, amar mesmo sem ser amado.
Milhões de anos se passaram, e ainda não evoluímos nem um tiquinho se quer. Por exemplo: sabemos que não devemos gerar lixo, e mesmo assim continuamos gerando e destruindo nossa casa. Como esta sendo difícil viver sem se deixar levar pela grande maioria que potencializa as forças em favor do ter e não do ser. “O essencial é invisível aos olhos”, e além de invisível esta caindo num profundo esquecimento. Quando vamos começar a agir em nosso favor, deixar de lado tantos discursos hipócritas e efetivamente fazer, agir em silêncio, sem querer em troca nada mais além da única e verdadeira recompensa que é a nossa própria sustentabilidade.
Por que somos tão instintivos ainda, não somos animais RACIONAIS? E se somos racionais não temos que raciocinar? Pensar? Isto não é agir com a razão? Há quem diga que devemos às vezes nos deixar levar por emoções. Vamos esclarecer o que é se deixar levar por emoções. Devemos trair, mentir, roubar ou até matar se a emoção assim quiser? Ou devemos ponderar entre o mais adequado a se fazer, considerando as conseqüências. Então, o melhor é usar a razão para administrar nossas emoções. Mas, se diante de uma oportunidade de roubar, mentir ou trair – não pensamos nos outros e fazemos o que nossa emoção manda! Neste caso somos como os animais irracionais, puramente instintivos. Comprovando que mesmo depois de milênios, nada evoluímos.
Em algum lugar eu ouvi dizer que chegará o tempo em que a humanidade alcançará a sua evolução, onde o amor fraternal estará acima de tudo. Agora sim eu gostaria de ter poder sobre o tempo, e conseguir ir até este futuro, nem que fosse só pra dar uma espiadela, daí eu levaria você comigo meu filho, certamente levaria!

Nenhum comentário: