Que bom que você esta aqui! Minha proposta é compartilhar assuntos diversos ligados a qualidade de vida.
Agradeço sugestões, criticas, opiniões!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Visite a Ilha do Mel!
Para quem nunca visitou a ilha ou faz tempo que não visita, segue algumas informações práticas - para maiores detalhes veja os links no fim deste post.
Como chegar
Ônibus: Curitiba/Paranaguá com 1:30 de viagem > ao chegar procurar pelo trapiche para pegar o barco para Ilha do Mel, os bilhetes de passagem são vendidos em frente (ver horários no local) > a viagem será de aproximadamente duas horas - o barco é lento, o motor é barulhento e os bancos são desconfortáveis, mas a paisagem é belíssima e com sorte é possível ver golfinhos.

Outra opção de ônibus é Curitiba/Pontal do Sul com 2:30 de viagem, pedir o bilhete de passagem até o Porto de Embarque para Ilha do Mel, chegando neste porto comprar os bilhetes para os barcos de travessia (geralmente com saídas de hora em hora) - é vendido ida e volta, são aproximadamente 30 min de viagem.

Carro: via BR 277 (dá pra ir também pela Estrada da Graciosa, além de ser um passeio muito bonito - é possível saborear o barreado e ainda fugir da praça do pedágio) > pela PR 407 depois PR 412 vai até a praia Pontal do Paraná/porto de embarque para ilha, existem diversos estacionamentos pagos (com ou sem cobertura) > chegando neste porto comprar os bilhetes para os barcos de travessia (geralmente com saídas de hora em hora) - é vendido ida e volta, são aproximadamente 30 min de viagem.
* De carro até Paranaguá, vai pela BR 277.
No Porto de Embarque tem duas opções de barcos:
- Encantadas: praias belíssimas e a Gruta das Encantadas > com diversas opções de restaurantes, lanchonetes e pousadas;
- Brasilia: diversas praias, Farol das Conchas, Fortaleza Nsa Sra do Prazeres > com diversas opções de restaurantes, lanchonetes e pousadas;

Ao pegar a embarcação, entregue o bilhete de "ida" quando for pra ilha e o de "volta" quando retornar pro continente - geralmente o barco buzina antes de sair, porém fique atento com os horários, vá até os barcos e se informe sobre o barco que deseja pegar - do trapiche saem barcos com destinos diferentes.

Em épocas de muito movimento (ano novo, carnaval), deve-se ficar atento ao número de visitantes, pois ao atingir 5.000 pessoas - a entrada é bloqueada. Animais de estimação devem estar em 'gaiolas' apropriadas e com a carteira de vacinação em dia. É recomendável levar sempre repelente contra insetos e protetor solar, calçados confortáveis para quem gosta de trilhas - mas, não tente dar a volta na ilha ou entrar em trilhas mais fechadas sem procurar informações adequadas, pois existem locais que se tornam intransitáveis devido a constante variação de maré.

O contato com a natureza na ilha é muito grande, a fauna e a flora são lindas, mas vale lembrar que além de belas orquídeas e pássaros é normal encontrar também cobras, aranhas e lagartos - todos estes animais estão em seu ambiente natural. Respeite e será respeitado.

Informações sobre a Ilha do Mel
Geografia, história, pontos turísticos, etc: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Mel_(Paran%C3%A1))
Balneábilidade, telefones úteis, distâncias entre pontos: http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=661
Diversas informações: http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=655
Boa viagem =)